sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uma discussão necessária.

Olá, fellas!
Ao pessoal do Brasil; Como foram de carnaval? hasuhasushusahsauhuashsahu

Antes de começar, assistam este video.

Pronto? Podemos começar?

Há algum tempo estou querendo escrever sobre o assunto. Depois de ter assitido ao video, que foi recomendado pelo Diego Nakao, eu pensei em escrever mas acabei não fazendo. Eu assisti a outros dois videos relacionados ao assunto que vcs irão ver o link abaixo.

Em 2010 minha amiga Valéria me enviou um .pps que continham fotos e informações das escolas publicas no Japão! No documento mostrava exatamente como são as escolas aqui! Limpas, muito bem organizadas e ainda incentivam as atividades extra-curriculares como musica, teatro, esportes em geral e trabalhos manuais. Tudo perfeito, certo?

Ok! Mas o que não foi dito no documento acho que é o fator principal! Eu explico:

Pra encurtar o assunto, o ensino aqui, em geral, é uma merda! Pego como exemplo meu filho, que estudou em escola japa dos 4 aos 10 anos. Geografia, história e ciências aqui é deplorável! Não vou entrar em detalhes mas, só pra vcs terem uma idéia, em nenhum livro de história consta que o Japão invadiu, por exemplo, a Korea e pilhou o País, matou e estuprou! Claro que eles NUNCA irão admitir isto! Mas a história é clara! Foi disto pra pior!

Fora o fato de algumas matérias serem deploráveis, vivemos aqui um problema gravissimo que o ocidente, mais particularmente o Brasil, está acordando agora: Bullying.
Isto existe aqui desde que o Japão é Japão! Ou seja, é uma pratica comum. Ok! Aí vcs me dizem que no Brasil tb! Eu te digo o seguinte: o Japão é o país recordista no mundo em suicidio infantil!
Isto mesmo! São crianças de 5, 6, 7 anos cometendo suicidio. Estão espantados? Pois houve um caso onde um menino de apenas 8 anos jogou querosene na familia toda enquanto dormiam e ateou fogo! Depois cometeu suicidio! Se não me engano, apenas a mãe sobreviveu. Ela pode contar a história do menino em questão! Ele sofria bullying na escola! E qdo digo isto, aqui no Japão, tem um peso enorme. Pq isto não vem APENAS dos colegas de classe, vem desde a familia e até mesmo dos professores!

OK! Pessoas do ocidente! Estão assustados? Segura esta então: ISTO É PERFEITAMENTE NORMAL AQUI!!!!!! 
Sim! Sim! O chamado 'ijime' é parte da cultura deste povo! Fora a pedofilia consentida, 'ijime' é a coisa mais nojenta que vejo por aqui! E querem mais? Isto não fica APENAS nas escolas, tampouco nos niveis mais baixos. Vc entra na escola, se for motivo de bullying/ijime, será assim até o dia q se forme na faculdade. Não estou exagerando! É algo gravissimo e tem contribuido muito com a evasão escolar por aqui.
Blz! Mas depois da facul, acaba, certo? ERRADO! Praticam isto em empresas tb! Eles gritam, humilham e alguns até dão tapas!
Agora, imaginem vcs, com a minha personalidade, acha q eu me rendi a isto? NUNCA! Há 16 anos atrás um chefe gritou comigo, eu gritei mais alto, ele me deu um tapa na cabeça, foi parar no hospital! Claro que fui demitido daquela empresa e, depois,  de mais um monte pelo mesmo motivo! Eu não aceito tal condição!

Ok! Voltando ao assunto... Pra que todos saibam que não é só no Brasil que o sistema de educação está falido! Aqui vai de mal a pior! Cada ano que passa vejo mais e mais jovens desistindo de estudar e entrando pro mercado de trabalho despreparados!

Talvez um dos problemas mais graves que se enfrenta no Brasil é a falta de respeito com o corpo docente! Vejam a bronca neste vídeo e entendam o q eu quero dizer! Além do péssimo salário, ainda convivem com situações de risco! Principalmente em escolas publicas das periferias!

Este outro video mostra um protesto de estudantes em Montreal - Canada. Assistam e vamos debater alguns pontos...

Bom! No primeiro video já ficou claro que o sistema de educação no MUNDO todo está falido! Eu dei uma breve explicação sobre como funciona aqui no Japão, sabemos como é no Brasil. No Canadá, pelo jeito, as coisas são diferentes! Mas duvido que mesmo assim, o modelo de ensino seja exemplar! Ainda 'fecho' com o primeiro vídeo! Temos realmente que lutar pelas mudanças! Ensino DEVE ser mantido pelo Governo! Em TODO o mundo! E tem que ser digno e de qualidade, tanto pros alunos e, principalmente, digno para os professores!

Uma curiosidade sobre os que aqui comentam é que TODOS têm um nivel sócio-cultural elevado! Oui, mes amis! Vcs tem um intelecto acima da média! Portanto, entrem no debate! O que podemos fazer para mudar este quadro do ensino no Brasil? Ora, vamos informar as pessoas, vamos cobrar de nossos politicos melhoras substanciais. Vamos ensinar politica aos que carecem de conhecimento! Se vc ajudar uma unica pessoa a entender sobre os problemas e como fazer pra mudá-los, vc já fez sua parte! Parece utópico? Não pra mim!
Se vc acha que o Brasil NÃO tem mais jeito, vaza fora! Vem morar em país de primeiro mundo achando que TUDO é mil maravilhas. As coisas funcionam sim! Mas há uma subjetividade que vc só descobre morando aqui!

Pra finalizar, vem a parte irônica do post! Eu declarei em outro post sobre minha volta ao Brasil e minha vontade de cursar a PUC. Pois bem!
Dois motivos: primeiro pq vou precisar de um 'diproma' de nivel superior! Tá! Eu sei! Meu ingles é quase fluente, posso até tentar um teste de proficiencia, meu japonês é nivel avançado! Mas eu vou precisar mesmo do tal papel!
Segundo! Apesar de ODIAR frequentar instituição educacional, por vários motivos, tenho que dar o exemplo pro meu filho! Nunca cobrei dele que faça curso superior, seria muita hipocrisia dizer que ele DEVE fazer se eu mesmo, nunca fiz! É! Eu sou assim!

Uma outra ironia, em particular relacionada ao video do Pirulla, o cara é biologo e eu sou uma anta em biologia! Deu uma vontade danada de contatar o cara e saber se ele pode me dar aulas particulares! hasuhasuhsauhsausahusah
Vamos ver se minha amiga Grazi arruma um material legal pra eu estudar! Pq, meu! Como pode um cara aprender quimica organica e nao entrar biologia? Sou muito burro!!! humpf!!

_____________________________________________

♪ - Funky Kingston - Toots & The Maytals (musica tema do Miami Ink)

3 comentários:

  1. Teko, sinceramente não vou falar minha indignação quanto a educação. Educação de longe está somente na escola, segundo, não é feita para todos. E não quer dizer que existe burros ou não, quer dizer que cada um é cada um.
    Enfim, penso dia e noite em ser mãe, porém penso dia e noite que o mundo vai o engolir. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Pam, eu entendo qdo vc diz que deseja ser mãe mas receia mostrar este mundo ao seu/sua filho(a)... MMAs acredite, VC pode prepará-lo pra o mundo e ELE/ELA fazer TODA a diferença no mundo! Te digo uma coisa, quem não garante que será o seu/sua filho(a) que irá descobrir a cura de alguma doença? Utópico? Não acho! É perfeitamente possivel. Vejo pelo meu filho, que tem um pai totalmente 'zuado' como dizem por aí, no entanto, ele é um cara fodastico! Eu fiz minha parte educando meu filho pra um mundo onde ELE seja capaz de viver, mas tb ensinei que ELE é capaz de fazer algo pra mudá-lo!
      Confie mais em seus instintos e no seu caráter. Mesmo qdo o mundo mudar, ainda assim haverá 'armadilhas' pra tentar nossos filhos, cabe a nós, pais, ensinálos a escapar delas...

      Fico imaginando o quão lindo serão seus filhos... :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Verbalize!