quarta-feira, 7 de março de 2012

Se beber, não pilote...

"Se beber, não pilote... um fogão"

Estou ensaiando há algum tempo pra escrever este post! Na verdade, era pra tê-lo escrito no 'outro' blog. Que era mais voltado pra gastronomia.

Como muitos sabem, eu gosto de cerveja, aprecio um bom vinho, apesar de saber pouco sobre e, não raras as vezes, eu uso alcool pra compor alguns dos meus pratos!
Até aí, tudo normal, certo?
Mas, há um tempo atrás, eu assisti um episodio de 'Kitchen Nightmares UK' onde o Chef, no restaurante em questão, teve que ser levado às pressas para o hospital! Gordon Ramsay não tinha idéia do que se passava. Qdo lhe foi revelado, ele não se mostrou tão chocado qto eu fiquei!
Depois de ter visto tal fato, fui pesquisar mais sobre o assunto e descobri que este é um dos grandes problemas em cozinhas pelo mundo afora!
Vários Chefs já tiveram problemas com alcool (e drogas tb) que os fizeram afastar da profissão e alguns até se aposentaram.
Alcoolismo é um problema gravissimo. Imaginem vc tendo acesso à bebidas alcoolicas a qq momento! E mais ainda, vc pode dar umas bebericadas, pois é muito normal dentro de uma cozinha profissional pessoas que o fazem!

Bom! Apesar de gostar de beber, NÃO sou alcoolatra. Confesso: Costumava beber muito e nos ultimos 3 anos eu exagerei. Eu gosto muito de cozinhar com uma cerveja ou vinho ao lado! Mas só pratico isto qdo estou em casa. As vezes onde trabalhei em cozinha, NUNCA pratiquei tal ato! Porém, fui testemunha de várias pessoas o fazendo. E não só pessoal da cozinha, alguns do Hall Staff.

Além do fato de bebidas estarem presentes em cozinha e ser 'normal' os profissionais da área ingerirem, temos alguns casos de Chefs 'famosos' e reconhecidos que passaram pelo problema e muitos dizem que não é exatamente pela facilidade ou prazer e sim pela pressão. Realmente! É um ambiente estressante! É muita pressão em cima e alguns não suportam.

Numa entrevista, um Chef que foi alcoolatra e trabalhou no Ritz, foi perguntado se ninguém questionava ou impedia/proibia que ele bebesse durante o expediente. Ele respondeu que, no caso dele, ninguém tinha a ousadia pois, na época, ele era um Chef muito conceituado. Ou seja, 'Ele é fulano, pode fazer o que quiser, desde que comande/cozinhe!'

Não é bem por aí. Chef é uma profissão como outra qualquer e exige sobriedade. Até onde eu sei, mesmo trabalhando como bartender, vc NÃO pode ingerir bebidas alcoolicas durante seu turno.

Enfim! O post parece apenas pra 'encher linguiça', mas vamos analisar do ponto de vista humano e profissional. Não é agradável vc trabalhar com alguém com tal problema. Seja em qq ambiente!
E, sem dúvidas, alcoolismo é uma doença gravíssima. Digo isto pq presenciei 3 (três) casos de alcoolismo na minha familia que destruiu completamente a carreira profissional deles.

That's all folks!

_____________________________________________

♪ - Let's face it - Mighty Mighty Bosstones

Um comentário:

  1. Teko,
    talvez seja hipocrisia minha falar sobre isso, eu não bebo.
    Um ser humano admitir que um líquido, substância o domine e controle sua vida já é complicado, imagina qdo isso e´socialmente aceito e o governo ainda passa ganha com isso.
    Qdo é ilícito, o nome já fala.
    Assunto pra dias de discussão.

    ResponderExcluir

Verbalize!