quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Garoto de Programa...

Este post é para aqueles que desejam iniciar na programação pra Android. É, na verdade, um pedido que meu amigo Medeiros fez e resolvi transformar em post... Espero que seja útil!

De início, se vc não tem nenhuma base de programação, é muito útil começar com Algoritmos, ou lógica de programação. Conheço muitos que pulam esta parte, mas eu acho essencial pra quem quer programar, passar por algoritmos. Na verdade, vai educar seu cérebro a pensar de uma forma lógica e coerente. Como eu comecei com a linguagem C/C++, se não tivesse estudado algoritmos, certamente teria desistido na metade! Apesar de ser fã da linguagem C/C++, confesso que ela é chata! Mas, foi válida pra aprender com mais facilidade outras linguagens Orientadas a  Objetos.
Não vou ficar aqui explicando o que é uma coisa ou outra, não é este o objetivo. É apenas um Starter Guide voltado pra programar em Java pra Android.

Uma boa apostila de algoritmos pode ser encontrada aqui. Eu tenho um livro, bem antigo de Algoritmos que foi meu tutor no inicio de tudo. Mas é possivel encontrar ótimos tutoriais sobre o assunto.
Você irá precisar de um IDE (Integrated Development Environment) pra programar em Java. Qdo eu comecei, usava GNU/Linux, e não existiam IDEs pra quase nada na época! Eu usava o bom e velho 'bloco de notas', inclusive qdo escrevia páginas em HTML. Comparando com hj, seria como fazer bolo sem batedeira e no fogão à lenha! Depois que pegava jeito, o resultado compensava, mas era trabalhoso e passivel de muitos erros. Hj em dia tudo ficou mais fácil. Temos as IDEs. No caso do Java, eu recomendo o Eclipse. Simplesmente o melhor no mercado. Fácil de usar, muito intuitivo, tem um compilador e um debugger interno e, melhor de tudo, gratuito. Quer mais? Versões pra tres OS: Linux, MacOS X e Win! Mais? Vc constroe seus aplicativos pra Android e pode testá-los com um emulador! Então, corra pra instalar o Eclipse.
Existem alguns tutoriais disponiveis ensinando a usar o Eclipse, mas acho mais conveniente já ir 'fuçando' nele com o Java.
Pra começar a programar em qualquer linguagem, uma boa dica é participar das comunidades de desenvolvedores através de fóruns!  Não cometa o erro de entrar num forum e ir fazendo perguntas que já existem respostas. Procure no fórum! Certamente sua dúvida não é inédita. Estude os exemplos disponiveis. Altere, teste, refaça! Tenha paciencia e dedicação! Programação em geral exige muita dedicação e concentração! É algo matemático, preciso. Um erro pode travar seu programa e, até mesmo, seu equipamento! Acredite, anos atrás, programando em C eu fiz muita cagada que chegou a travar meu PC inumeras vezes, uma delas, comprometendo a BIOS. Portanto, tenha atenção ao que está fazendo. Use o debugger sempre! Ele está ali não apenas pra enfeitar!
Programando em JAVA? Instale o JDK e o JRE. Um bom começo pra quem quer aprender JAVA pode ser encontrado aqui. Dê uma boa olhada no site, tem muita coisa boa por lá!

Por fim, pra programar apps pra Android, um bom local pra se inteirar do que acontece é aqui e aqui. Onde você pode encontrar uma comunidade ativa de desenvolvedores e alguns tutoriais e exemplos!

Bom, como o intuito do post era direcionar e não tutorar, acho que está mais ou menos indicado o caminho. Eu não programo mais em linguagem nenhuma! Só voltaria a fazer se fosse por dinheiro, e muito dinheiro. E não tenho interesse mais em trabalhar com IT, porém, se nada der certo, volto pra vida nerd. Mas seria um plano Z.

É isso! Acho que já dá pra começar algo... blz?

Kicks for all!

_______________________________________________________

 ♪ - I love my computer - Bad Religion

5 comentários:

  1. Cara eu to com muito material bacana e mais o que vc me passou , vou entrar de cabeça nisso!!!!



    Cheers!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, é isso aí! pesquise bastante! comece devagar que logo vc estará desenvolvendo apps pra nós!
      A comunidade agradece seu esforço!
      =)

      Excluir
  2. TEKO...adorei as informações, estou estudando para uma prova e lendo teu post muito informativo por sinal, esclareci dúvidas e me direcionei quando ao Java um dos temas do concurso que vou fazer.... Valeuuuwwww!!

    Agora veja bem...se tu me pegar programando......CAMISA DE FORÇA!!! please
    Se em 2012 vc me pega programando?? Já pensou??
    Todo mundo fala que 2012 é o fim do mundo mesmo!!
    Vai que é promessa??
    .....bjos Tekooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem uma das coisas que mais gosto em vc, é seu bom humor! E, realmente, pelo nossos papos, me lembro que vc se tremia toda qdo falavamos sobre 'codar'! Pra vc estudar JAVA, só pra prova mesmo! Aliás, só estude pra passar, ok? Não quero que o mundo acabe este ano... haushasuhsaushau beijos pra ti, minha querida!!

      Excluir
  3. Tekooo pode ficar sussaaa!! 2012 não vai acabar!!!
    Eu ainda tremo ok!!!

    Vontade de te agradecer!!! Amoooo te ler!
    Sempre amei nossos papos....vc sabe disso!!

    bjokas

    ResponderExcluir

Verbalize!