segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Skype, tango ou viber?

Uassssapi, fellas?

Com o advento da internet e a popularização dos smartphones pelo mundo afora, uma gama enorme de aplicativos/softwares para fazer ligações surgiram nos ultimos anos.
Com o objetivo principal de fazer a ponte de comunicação entre aparelhos, esses aplicativos ganham cada dia mais popularidade entre os usuários de smartphones.

E qual a vantagem de usar um aplicativo desses?
A que julgo principal, no meu caso em particular, é não pagar taxas abusivas pra ligações internacionais.
Sim! Diga adeus às tarifas de ligações internacionais que acabavam por nos conter ao falarmos com pessoas ao redor do mundo!
Mas e a qualidade das ligações? Compensam?

Então! É agora que a brincadeira começa! Vou colocar minhas impressões de usuario dos tres apps mais usados para chamadas com voz e/ou video e para mensagens SMS.

Se vc, assim como eu, é um feliz proprietário de smartphone, seja ele iphone ou um aparelho rodando Android, vc tem algumas boas opções disponiveis nos app's markets. Peço desculpas à minha amiga Val Cristina e meu caro amigo El Maricon, pois talvez este artigo não servirá pra eles, pois ambos possuem smartphones com outros sistemas operacionais, windows mobile e black OS, respectivamente. Mas, procurem na web se existe alguns destes apps pros seus aparelhos. Até onde eu sei, o skype está disponivel pra Android, iphone/ipad e symbian.

Vamos ao que interessa?

Skype: De longe o app/software mais maduro de todos. É o que disponibiliza melhor qualidade de audio e video, sem contar a possibilidade de instala-lo em PC e Macs. O unico problema que eu vejo no skype é que além de ser pesado, requer uma certa curva de aprendizado para obter o maximo dos recursos oferecidos pelo software. Claro que nada comparado à 'Rocket Science'. Qdo eu ligo pro Brasil pra telefones fixos, pra minha mãe, pra familia do Cristian e pra um amigo no interior, que são possuidores (raros) de telefone fixo, eu uso o skype, pois tenho um plano de ligações por ele. Tb prefiro o skype no caso de PC 2 PC. É mais robusto e estável. No smartphone já prefiro outro.

Tango: Quem me indicou o tango foi o Medeiros, usuário de iphone. Até agora só o usei para chamadas com/sem video. Confesso que me impressionei. Por ser um app bem simples, achei q nao iria dar conta. Simples pq? Bom, é muito fácil a instalação e configuração. Vc simplesmente baixa o aplicativo, instala e alguns passos depois voilá, pronto pra usar. Ele usa sua lista de contatos do aparelho como agenda! É claro que seus contatos TB devem tê-lo instalado. Até agora é o que eu tenho usado com mais frequencia para os que possuem iphone. Pois nao pago ligações para outras operadoras. Outra vantagem bem particular, é que ele roda perfeitamente no Ice Cream Sandwich 4.0.1.

Viber: Eu testei o viber numa das primeiras versões e confesso que, de inicio, não gostei. Depois que atualizei meu sistema de 2.1 pra 2.2 eu não havia mais usado o viber. Qdo atualizei pro Gingerbread eu voltei a usá-lo e foi como mágica! Leve, boa qualidade nas ligações e sms gratuitos pra qq lugar do mundo! Mas oq mais impressionante foi a possibilidade de enviar fotos nas mensagens. Era o que eu usava frequentemente até trocar de aparelho e usar o ICS (Ice Cream Sandwich). Sim, meus amigos, no ICS ele simplesmente NÃO funciona! Já enviei email para os desenvolvedores, me ofereci pra contribuir e não obtive resposta. É realmente uma pena! Por conta disto, troquei o viber pelo Tango.

Estas foram minhas impressões sobre estes 3 apps mais comuns. Se alguém tiver dica de outros que possam ser usados nos dois sistemas (Android 4 e iOS) me digam que vou testar.
Eu incentivo todos a pesquisarem e passarem a usar algum destes apps, claro que o app é gratuito e as chamadas, sejam com video ou não, os SMS são tb gratuitos, mas com a condição que vc tenha um plano de internet.

Penso que não há razão de se ter um smartphone SEM o plano de internet. Não sei como funciona em outros paises, mas pelo menos aqui no Japão, vc já sai da operadora com um plano embutido.

Quer saber mais?

_______________________________________________________

♪ - Without a trace - Soul Asylum

3 comentários:

  1. Teko eu estou em uma fase de testar apps que as vezes fica ate dificil saber qual que é qual, kkkkk nas só assim vc vai descobrindo os melhores apps e aquele que melhor se adquada a sua necessidade.



    GeekLife!
    =)

    ResponderExcluir
  2. É! eu tb estou nesta pegada! Eu vou lá, baixo e testo, se for ruim, já deleto.
    Em breve vou postar algo sobre o Evernote! Que acho fantástico...
    E sobre sincronizadores...

    GeekLife 4ever!!!
    =)

    ResponderExcluir

Verbalize!